SERVIÇOS – AVCB – LICENÇA DE CORPO DE BOMBEIRO

AVCB – Licença de Corpo de Bombeiro

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB ou o CLCB – Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio, previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação. Caso o Corpo de Bombeiros verifique que o local está em desacordo com as normas, o laudo não é emitido e é definido um prazo para as devidas correções.

IMPORTANTE SABER
Existem 2 tipos de projetos de acordo as características de cada empresa:
PTS/CLCB – Projeto Simplificado: para local com altura até 6,00m e área construída até 750,00m
PT – Projeto Técnico: O projeto técnico devera ser utilizado para a apresentação do sistema de contra incêndio da edificação e/ou áreas de risco como área de construção superior a 750m ou com altura superior a 6m.

OBJETIVO DO AVCB
Um dos objetivos do AVCB é monitorar as edificações quanto ao cumprimento do Controle de Incêndio e pânico e ajuda o Corpo de Bombeiros a organizar as vistorias a serem realizadas periodicamente, de acordo com o vencimento do documento.

Caso não houvesse a necessidade de renovar o AVCB, é provável que em muitas edificações fossem instalados os equipamentos de combate e controle de incêndio e os responsáveis se esquecessem de manter esse aparato sempre em condições de uso.

COMO TIRAR O AVCB?
Para a edificação receber o AVCB dos bombeiros é necessário que a mesma tenha o PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios) que é o documento onde constam os equipamentos de segurança necessários para tornar o ambiente o mais seguro possível contra incêndios.

Com esse documento e as medidas ele apresentadas em acordo, é necessário enviar uma cópia aos bombeiros, que posteriormente visitam o local e verificam as conformidades e não conformidades. Caso tudo estiver de acordo com o laudo e pela avaliação dos bombeiros não houver necessidade de nenhuma alteração sugerida por eles, é emitido o AVCB.

A IMPORTÂNCIA DO AVCB
Para os proprietários da edificação é importante o AVCB porque esse é um dos documentos que garante o funcionamento do estabelecimento; sem o AVCB em dia a seguradora pode se negar a pagar pelos danos causados pelo sinistro. Logo, manter o AVCB de acordo com a legislação é a missão de nossa empresa, juntamente com seu estabelecimento, para garantir segurança aos seus clientes e a empresa.